09 outubro 2012

D. João I

 No sec. XV iniciou-se a expanção marítima. Foi no reinado do rei
D. João I
Os Portugueses eram muito aventureiros e queriam desvendar os mares para descobrir novas terras, dilatar a Fé e o Império, espalhar a Fé cristã e aumentar o poder de Portugal, com as riquezas que pudessem trazer das novas terras conquistadas.
O Infante D Henrique, filho do rei D. João I, foi o impulsionador dos descobrimentos, criando uma escola Náutica em Sagres ( Algarve) que servia para ensinar aos futuros marinheiros as artes de navegar. Os portugueses traziam as riquezas naturais, ouro, seda vinham da Índia o açucar, os diamantes e o pau brasil, do Brasil
Lisboa, era a grande capital do comércio cidade mais importante da Europa, nessa altura em 1524, nasceu Luis de Camões, o maior poeta português de todos os tempos, na sua obra mais importante, « os Lusíadas» contou os efeitos Portugueses por todo o mundo. Ao longo do tempo, os territórios descobertos tornaram-se independentes mas mantiveram uma característica comum a língua portuguesa, chamada língua lusa, por isso chamavam-se  países lusófonos; Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Princípe, Timor.




Sem comentários:

Enviar um comentário